sábado, 8 de maio de 2010

Titi Freak

Hamilton Yokota (mais conhecido por Titi Freak) nasceu em 1974. É paulista de ascendência nipônica e mistura bem o espírito espontâneo dos brasileiros à estética disciplinada dos japoneses. Autodidata, trabalhou dos 13 aos 20 anos no estúdio Maurício de Souza. Especialidades: Pintura, desenho, instalação e arte urbana. Referências: Iô-iô, mangá, animê, ilustração, moda, cultura pop japonesa, tatuagem, cultura urbana, graffiti e botecos.

Titi Freak

Desenhava muito desde pequeno, sua mãe, percebendo o talento do filho, o encaminhou para um importante estúdio comercial de quadrinhos, 'Maurício de Souza', produtor brasileiro de inúmeros best sellers do gênero. Desde então, o senso de estilo, a habilidade como ilustrador e o profissionalismo adquiridos, o manteve sempre em atividade, trabalhando como designer gráfico e ilustrador. Colaborou intensamente com várias agências de publicidade e muitas marcas como Adidas, Eckó e Nike.

Nike Sportswear - Pinheiros


Titi Freak conheceu o graffiti em 1995 e percebeu que a cidade era o ambiente ideal para se livrar das amarras e vícios que os anos de briefing haviam impingido ao seu trabalho. Nas ruas de São Paulo, Titi Freak pode integrar a excelência técnica do seu desenho ao espírito de improvisação que a cidade impõe. A troca foi justa: Titi soltou o traço enquanto o graffiti paulistano ficou mais sofisticado. Titi Freak é um artista que se deixa influenciar pelo imaginário da moda, dos quadrinhos e mangás, da low brow art e da cultura japonesa em geral, mas também presta atenção em Matisse, Picasso e Portinari, alguns de seus ídolos na pintura.

Titi Freak


Titi Freak


Eu em uma das exposições do Titi Freak


Essa mistura de referências, bem contemporânea e pop, confere à sua obra muito carisma e empatia com o público de várias idades e procedências. Impressiona a habilidade com que o artista explora os vários suportes tão díspares quanto os gigantescos murais públicos e os pequenos desenhos em miniatura. Na verdade, o artista aproveita muito bem as diferenças de linguagem, escala e tratamento que imprime às suas obras, na intenção de envolver a audiência e provocar fortes emoções.

Titi Freak's Book


Titi mandando um grafite no Rio e festa de lançamento do livro Freak!

Titi Freak

5 comentários:

  1. ACHEI TUDO INCRIVEL É TUDO MARAVILHOSO AMEI AS OBRAS DE ARTES DELE.

    ResponderExcluir
  2. TADAS AS OBRAS DE ARTES DE ROMERO É INCRIVEL GOSTARIA MUITO DE TER UMA DESSAS PARA MIM AUTOGRAFADA POR ELE GOSTARIA DE FALA PARA ROMERO BRITTO QUE É TUDO LINDO . SOU ALUNA DA ESCOLA FLORESTAN FERNANDES, NA SONA SUL DE SP, MEU NOME É JOCILENE ESTAMOS FAZENDO UM TRABALHO SOBRE SUAS ARTES. ADOREI TUDO.

    ResponderExcluir
  3. Oi eu adorei seu trabalho gostaria de saber como faço para aprender? e qual escola ou profersor que tenho que procurar?

    ResponderExcluir
  4. Oi bibi, segue uma dica legal:

    http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=3841&template=395.dwt&unit=NONE&testeira=473

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!! Sou Fã de grafites e fico impressionado com essa arte... Parabéns!

    ResponderExcluir