domingo, 6 de junho de 2010

NOVE

João Paulo, mais conhecido por NOVE, nasceu em São Paulo, em 1985.
Aprendeu a pintar nas ruas de São Paulo, fazendo grafite com os amigos.

Faz parte da nova geração de artistas que têm a pintura, como principal via expressiva.

Nove equilibra muito bem as experiências de estúdio e as das intervenções urbanas, explorando suportes inusitados, como pedaços de móveis que encontra nas suas andanças.

Sua pesquisa de linguagem inclui diversos elementos, sendo o principal a necessidade visceral de se expressar pela imagem. Isso significa que cada obra, além da plasticidade, tem uma sutil narrativa embutida.

NOVE


Suas obras, geralmente, são feito com tinta acrílica e spray sob diferentes suportes, como telas ou restos de móveis, um constante pensar o espaço circundante como um universo em que o orgânico e o digital convivem nem sempre em rigorosa harmonia.

NOVE


Nove atinge uma linguagem que beira o conceitual, caracterizada pela idéia primordial de que fazer significa contar sempre uma história, própria ou alheia. Por isso, uma personalidade se instaura e cristaliza ao longo de uma breve trajetória.

NOVE


NOVE


Alguns ícones que acompanham o artista, como os cubos, denunciam um diálogo com a geometria e a abstração que começa a ganhar corpo. Cada criação, mesmo as mais antigas, apontam para uma progressiva busca de uma liberdade no ato de fazer.
O amor do artista pela autonomia traz para si o desafio de se manter num processo de eterna pesquisa, num movimento perene pela busca de novas formas de dizer suas convicções por meio da pintura. Ocorre o desenvolver de um olhar atento, que recolhe pedaços de móveis em caçambas para expressar amores e desamores.

NOVE


Eu em uma das exposições do grafiteiro NOVE


Existe uma confiança na arte como uma maneira de se posicionar perante si mesmo. Seja em mulheres de quadris largos e coxas amplas ou na figura de seu cão, ocorre o mesmo falar plástico, com escorridos de tinta, entendidos como uma constante reação ao que pode parecer acomodado ou muito ordeiro.


É estabelecida uma conversa de surpreendente harmonia que propicia um constante pensar do observador sobre a vida como uma somatória de experiências afetivas cortantes e densas.

A arte de Nove deve ficar sempre nesse número, pois na incompletude e angústia que faltam para chegar ao DEZ está o seu mistério.

5 comentários:

  1. Sem dúvidas, um belo aparato artístico.

    ResponderExcluir
  2. A ostentação reluzida em obra, meu caro.

    ResponderExcluir
  3. Ola, estou em busca de um grafiteiro para fazer uma arte na parede externa da minha empresa. Voce pode entrar em contato comigo? Nao encontrei algum contato seu no blog! Meu telefone é 2385-5697 ou avanti.shamael@gmail.com.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, envie um email para o grafiteiro Nove com a sua solicitação.

      Email: digitalorganico@gmail.com

      Excluir