sábado, 30 de julho de 2011

Alex Hornest

Alex Hornest, também conhecido como Onesto, é pintor, escultor e artista multimídia, nasceu em São Paulo em 1972, começou sua trajetória artística na década de 1990 nas ruas fazendo graffiti e documentando a cena local em vídeos/documentários nas séries "A Invasão e Sujo" em parceria com Marky Borsky.

Alex Hornest começou a desenhar ainda criança e na adolescência decidiu criar seus próprios personagens, formou-se em Administração de Empresas na Escola Técnica Estadual Prof. Arlindo Pinto da Silva (1988_1991) e em Desenho de Comunicação na Escola Técnica Estadual Carlos da Campos (1992_1995).

Fazendo graffiti desde 1992 foi convidado a integrar uma exposição coletiva no Museu da Imagem e do Som de São Paulo em 1994 e nos anos que se seguiram continuou a pintar nas ruas e a levar suas obras para galerias e museus de todo o País e a partir de 2007 passou a expor regularmente nos Estados Unidos e Europa.


Alex Hornest


A reflexão sobre o urbano é o foco da sua arte, fortemente inspirada na relação entre a cidade e seus moradores. E para mostrar esse trabalho de forma simples e bela, ele faz uso – além das latas de spray – de madeira, ferro, porcelana, entre outros.

Em Viena


Dormentes


Seu estilo é bem diversificado. Nas ruas, graffiti em todas as suas variações: throw-ups, tags, peaces, wild-style, caracteres, pôsteres, etc. Nas galerias e museus: pintura, escultura e instalações.

Falsos Animais


Alex Hornest


"Separo bem o que faço em cada espaço. Não costumo fazer o mesmo que faço nas ruas dentro de instituições. Às vezes só utilizo as técnicas." [Alex Hornest]

Eu em uma de suas exposições


"A inspiração vem de tudo o que me cerca e em artistas contemporâneos que realizam obras para também serem apreciadas em lugares públicos e que em suas obras trabalham com o estado de espírito das pessoas ao contemplá-las como Richard Serra, Anish Kapor, Antony Gormley, Victor Brecheret, Andy Goldsworthy, entre muitos outros." [Alex Hornest]


Alex Hornest / Onesto & São Paulo

6 comentários: